sábado, 28 de julho de 2012

IX FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL DO PARANÁ

FÓRUM
PERMANENTE DE
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
ÉTNICO-RACIAL DO PARANÁ
EPEDER – PR
IX FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL DO PARANÁ
“AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO TRATO PEDAGÓGICO DA DIVERSIDADE, VISANDO UMA ESCOLA COM EDUCAÇÃO CIDADÔ.

25 A 27 DE JULHO DE 2012

A organização e realização do IX Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná, sob o tema “As relações etnicorraciais no trato pedagógico da diversidade, visando uma escola com educação cidadã”, este ano sediado na cidade de Maringá, Paraná, vem ao encontro da necessidade de abertura de novos espaços de discussão, ampliação e reflexão sobre temas curriculares que combatam a discriminação racial, que no campo educacional busquem trabalhar a diversidade na implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena”.
Mas que, no entanto, ainda carecem de olhares reflexivos e, principalmente, de sensibilização por parte do governo, sociedade e comunidades escolares, na participação ativa da luta, na organização e na transformação dos valores tradicionais da diversidade cultural e étnica, que trazem em seu bojo, memória, tradição e a riqueza cultural que precisa ressoar no cotidiano da sala de aula.
Para tanto é imprescindível que o(a) professor(a), esteja também integrado(a) nesta luta, introduzindo práticas pedagógicas que elevem a autoestima, a compreensão das etnias, firmando cada vez mais valores positivos numa sociedade multicultural e pluriétnica.
Somente com essa dinâmica as Leis efetivamente se concretização na sua legalidade e legitimidade, firmando definitivamente o papel do Estado e dos movimentos sociais, na sua organização e militância, pois, paralelamente às ações de visibilidade dos afro-brasileiros está a atuação desses segmentos que, mais do que integrar os membros da escola, buscam inserir comunidades locais nesta caminhada, introduzindo no universo da escola diversos atores sociais que, com suas experiências de vida, contribuem na preparação dos jovens para uma educação cidadã e ética.
Nessa perspectiva, rompe-se com modelos excludentes, discriminatórios e sexistas, para um modelo educacional no qual o alunado se transforme em sujeito reflexivo e essencial para o desenvolvimento sustentável nas diversas dimensões: físico-natural, social, cultural, científico-tecnológico, econômico e político, que vise a construção da equidade e a manutenção da paz.
Nessa perspectiva, desejamos a todas e a todos um evento que venha ao encontro de suas expectativas e que possibilite transformações...!

                                                                                           Coordenação Fórum.
    

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