REFLEXÃO SOBRE AS
QUESTÕES INDÍGENAS
NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS
E ENCAMINHAMENTOS
1 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
DOCUMENTO 1
Orientações gerais e encaminhamentos
para a realização da oficina
Cara/o professora/r mediadora/r
A oficina “Educação Escolar Indígena” tem
por objetivo articular o processo de ensino/aprendizagem
e os conhecimentos e manifestações culturais
indígenas com o currículo escolar e abordará os seguintes
conteúdos:
• O currículo escolar indígena
• A prática pedagógica na Educação
Escolar Indígena;
• Conceitos relacionados aos povos indígenas.
A oficina está organizada da seguinte maneira:
1. Mobilização: resenha do texto: Quando a escola é de vidro.
2. Fundamentação teórica: texto: A Educação Escolar Indígena.
3. Contextualização: vídeo: Povos Indígenas: “Conhecer para Valorizar” e conceitos
relacionados aos povos indígenas.
4. Produção: síntese das discussões feitas pelos grupos e Plano de Trabalho
Docente.
A equipe do Departamento da Diversidade sugere que a mediação da oficina seja
dialógica e que tenha como mediadora/or um/a professora/or que esteja familiarizado
com o cotidiano e a dinâmica da instituição.
Para que a oficina tenha desfecho satisfatório é importante que sejam realizadas
todas as etapas, a leitura dos textos e principalmente a apresentação das discussões
feitas nos grupos e do Plano de Trabalho Docente elaborado pelas/os cursistas.
Obs: o mediador incentivará a leitura do texto Quando a Escola é de Vidro na
integra, já que fora disponibilizada apenas a resenha.
Livro: Este admirável mundo louco
Autora: Ruth Rocha
2 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
DOCUMENTO 2
MANHÃ
Passo 1 (1:00h)
Leitura da resenha do texto “Quando a escola é de vidro”. (anexo I)
As/os participantes serão convidadas/os a estabelecer relação entre a escola
apresentada no texto e a escola onde trabalham, por meio das questões apresentadas
nos slides 9, 10 e 11.
1 - “...a perspectiva é que a escola indígena seja diferenciada em seus ensinamentos,
respeitando os “processos próprios de aprendizagem” e o contexto sociocultural”.
A partir dessa afirmação e do texto de Ruth Rocha estabeleça relação entre as semelhanças/
diferenças entre a escola apresentada no texto e a escola onde trabalha?
2 - Como classifica os “vidros” utilizados pela sua escola? Se pudesse propor
“embalagens” para os estudantes indígenas, como seriam?
3 - Pode-se estabelecer um parâmetro entre a organização curricular por disciplinas
e a escola de vidro? Seria possível melhorar ou romper com essa proposta?
Passo 2 (2:00h)
Leitura do texto Educação Escolar Indígena (anexo
II)
As/os cursistas deverão ser divididos em grupos a
fim de debater as questões apresentadas nos slides 13 e 14.
1- Analisando teóricos que discutem os limites
e possibilidades da Educação Escolar Indígena em
contexto nacional, bem como no Paraná, percebe-se que,
mesmo havendo uma legislação que garante os direitos
dos povos indígenas, nos espaços escolares, ainda estão
evidentes marcas profundas de práticas pedagógicas
semelhantes às que antecederam a Constituição de 1988.
Quais os limites e possibilidades enfrentados para a
efetivação de práticas pedagógicas que contribuam para a superação
de modelos educacionais que não atendem as especificidades das escolas
indígenas?
3 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
2-Segundo o texto A Educação Escolar Indígena, “Durante muito tempo, o sistema
educacional para os indígenas configurou-se como uma educação imposta e centrada no
modelo europeu, bem distante de ser uma educação escolar específica.”
De que forma isso se apresenta na sua escola? Que elementos do conhecimento e valores
culturais dos povos indígenas devem ser considerados para atender as necessidades
especificas da escola indígena?
Passo 3 (1:00min)
Vídeo: Povos Indígenas: “Conhecer para Valorizar”. (slides 16 e 17)
Após assistir ao vídeo, o docente poderá utilizar os textos a seguir para conduzir a reflexão:
• Encontrar o equilíbrio é necessário para que as comunidades indígenas tenham
o conhecimento da cultura não indígena, ao mesmo tempo em que se apropriam
dos conhecimentos da cultura indígena. Destaca-se, então a responsabilidade da
escola indígena trabalhar conteúdos da cultura, dando visibilidade aos sujeitos
para que as comunidades indígenas ganhem força e espaço na sociedade, sem
precisar deixar suas origens de lado.
• A escola indígena deve ser diferenciada na organização curricular, respeitar e
valorizar os processos próprios de ensino e aprendizagem e planejar práticas
pedagógicas pautadas no contexto sociocultural.
Obs: Sinopse do vídeo - anexo III
http://goo.gl/6uMO5c
4 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
TARDE
Passo 4 (1:00h)
Conceituando: Apresentação (slides 18 e 19)) de quatro conceitos relacionados
aos povos indígenas (LUCIANO, 2006):
1. Organização Social Indígena
“...a base da complexa organização social indígena está centrada nas relações de parentesco
e nas alianças políticas e econômicas que cada povo ou grupo familiar estabelece.
Os grupos de parentesco e de aliados formam potencial e concretamente os grupos de
organização que se constituem em verdadeiros grupos de produção de bens e serviços”.
(p. 46)
2. Interculturalidade
“... é uma prática de vida que pressupõe a possibilidade de convivência e coexistência
entre culturas e identidades. Sua base é o diálogo entre diferentes, que se faz presente
por meio de diversas linguagens e expressões culturais, visando à superação da intolerância
e da violência entre indivíduos e grupos sociais culturalmente distintos.” (p. 50 - 51)
3. Educação Indígena
“... refere-se aos processos próprios de transmissão e produção dos conhecimentos
dos povos indígenas.” (p. 129)
4. Educação Escolar Indígena
“... refere-se à escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos
socioculturais e abrir caminhos para o acesso a outros conhecimentos universais, necessários
e desejáveis, a fim de contribuírem com a capacidade de responder às novas demandas
geradas a partir do contato com a sociedade global.” (p. 129)
Passo 5 (40 min)
Apresentação das discussões e considerações sobre os conceitos.
5 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
Passo 6 (1:40)
Elaboração do Plano de Trabalho Docente (slide 20 e 21)
Lembrem-se: É preciso associar o conteúdo selecionado aos conhecimentos tradicionais
e valores culturais indígenas.
Passo 7 (40 min)
Apresentação do Plano de Trabalho Docente e considerações finais do mediador.
A legislação que embasa a Educação Escolar Indígena está disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=
552>.
QUESTÕES INDÍGENAS
NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS
E ENCAMINHAMENTOS
1 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
DOCUMENTO 1
Orientações gerais e encaminhamentos
para a realização da oficina
Cara/o professora/r mediadora/r
A oficina “Educação Escolar Indígena” tem
por objetivo articular o processo de ensino/aprendizagem
e os conhecimentos e manifestações culturais
indígenas com o currículo escolar e abordará os seguintes
conteúdos:
• O currículo escolar indígena
• A prática pedagógica na Educação
Escolar Indígena;
• Conceitos relacionados aos povos indígenas.
A oficina está organizada da seguinte maneira:
1. Mobilização: resenha do texto: Quando a escola é de vidro.
2. Fundamentação teórica: texto: A Educação Escolar Indígena.
3. Contextualização: vídeo: Povos Indígenas: “Conhecer para Valorizar” e conceitos
relacionados aos povos indígenas.
4. Produção: síntese das discussões feitas pelos grupos e Plano de Trabalho
Docente.
A equipe do Departamento da Diversidade sugere que a mediação da oficina seja
dialógica e que tenha como mediadora/or um/a professora/or que esteja familiarizado
com o cotidiano e a dinâmica da instituição.
Para que a oficina tenha desfecho satisfatório é importante que sejam realizadas
todas as etapas, a leitura dos textos e principalmente a apresentação das discussões
feitas nos grupos e do Plano de Trabalho Docente elaborado pelas/os cursistas.
Obs: o mediador incentivará a leitura do texto Quando a Escola é de Vidro na
integra, já que fora disponibilizada apenas a resenha.
Livro: Este admirável mundo louco
Autora: Ruth Rocha
2 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
DOCUMENTO 2
MANHÃ
Passo 1 (1:00h)
Leitura da resenha do texto “Quando a escola é de vidro”. (anexo I)
As/os participantes serão convidadas/os a estabelecer relação entre a escola
apresentada no texto e a escola onde trabalham, por meio das questões apresentadas
nos slides 9, 10 e 11.
1 - “...a perspectiva é que a escola indígena seja diferenciada em seus ensinamentos,
respeitando os “processos próprios de aprendizagem” e o contexto sociocultural”.
A partir dessa afirmação e do texto de Ruth Rocha estabeleça relação entre as semelhanças/
diferenças entre a escola apresentada no texto e a escola onde trabalha?
2 - Como classifica os “vidros” utilizados pela sua escola? Se pudesse propor
“embalagens” para os estudantes indígenas, como seriam?
3 - Pode-se estabelecer um parâmetro entre a organização curricular por disciplinas
e a escola de vidro? Seria possível melhorar ou romper com essa proposta?
Passo 2 (2:00h)
Leitura do texto Educação Escolar Indígena (anexo
II)
As/os cursistas deverão ser divididos em grupos a
fim de debater as questões apresentadas nos slides 13 e 14.
1- Analisando teóricos que discutem os limites
e possibilidades da Educação Escolar Indígena em
contexto nacional, bem como no Paraná, percebe-se que,
mesmo havendo uma legislação que garante os direitos
dos povos indígenas, nos espaços escolares, ainda estão
evidentes marcas profundas de práticas pedagógicas
semelhantes às que antecederam a Constituição de 1988.
Quais os limites e possibilidades enfrentados para a
efetivação de práticas pedagógicas que contribuam para a superação
de modelos educacionais que não atendem as especificidades das escolas
indígenas?
3 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
2-Segundo o texto A Educação Escolar Indígena, “Durante muito tempo, o sistema
educacional para os indígenas configurou-se como uma educação imposta e centrada no
modelo europeu, bem distante de ser uma educação escolar específica.”
De que forma isso se apresenta na sua escola? Que elementos do conhecimento e valores
culturais dos povos indígenas devem ser considerados para atender as necessidades
especificas da escola indígena?
Passo 3 (1:00min)
Vídeo: Povos Indígenas: “Conhecer para Valorizar”. (slides 16 e 17)
Após assistir ao vídeo, o docente poderá utilizar os textos a seguir para conduzir a reflexão:
• Encontrar o equilíbrio é necessário para que as comunidades indígenas tenham
o conhecimento da cultura não indígena, ao mesmo tempo em que se apropriam
dos conhecimentos da cultura indígena. Destaca-se, então a responsabilidade da
escola indígena trabalhar conteúdos da cultura, dando visibilidade aos sujeitos
para que as comunidades indígenas ganhem força e espaço na sociedade, sem
precisar deixar suas origens de lado.
• A escola indígena deve ser diferenciada na organização curricular, respeitar e
valorizar os processos próprios de ensino e aprendizagem e planejar práticas
pedagógicas pautadas no contexto sociocultural.
Obs: Sinopse do vídeo - anexo III
http://goo.gl/6uMO5c
4 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
TARDE
Passo 4 (1:00h)
Conceituando: Apresentação (slides 18 e 19)) de quatro conceitos relacionados
aos povos indígenas (LUCIANO, 2006):
1. Organização Social Indígena
“...a base da complexa organização social indígena está centrada nas relações de parentesco
e nas alianças políticas e econômicas que cada povo ou grupo familiar estabelece.
Os grupos de parentesco e de aliados formam potencial e concretamente os grupos de
organização que se constituem em verdadeiros grupos de produção de bens e serviços”.
(p. 46)
2. Interculturalidade
“... é uma prática de vida que pressupõe a possibilidade de convivência e coexistência
entre culturas e identidades. Sua base é o diálogo entre diferentes, que se faz presente
por meio de diversas linguagens e expressões culturais, visando à superação da intolerância
e da violência entre indivíduos e grupos sociais culturalmente distintos.” (p. 50 - 51)
3. Educação Indígena
“... refere-se aos processos próprios de transmissão e produção dos conhecimentos
dos povos indígenas.” (p. 129)
4. Educação Escolar Indígena
“... refere-se à escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos
socioculturais e abrir caminhos para o acesso a outros conhecimentos universais, necessários
e desejáveis, a fim de contribuírem com a capacidade de responder às novas demandas
geradas a partir do contato com a sociedade global.” (p. 129)
Passo 5 (40 min)
Apresentação das discussões e considerações sobre os conceitos.
5 1º SEMESTRE - 2015
REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES INDÍGENAS NO CURRÍCULO
ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS
Passo 6 (1:40)
Elaboração do Plano de Trabalho Docente (slide 20 e 21)
Lembrem-se: É preciso associar o conteúdo selecionado aos conhecimentos tradicionais
e valores culturais indígenas.
Passo 7 (40 min)
Apresentação do Plano de Trabalho Docente e considerações finais do mediador.
A legislação que embasa a Educação Escolar Indígena está disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=
552>.
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