terça-feira, 2 de outubro de 2012

Professora Ronei Baggio - Disciplina: Ciências

Preconceito
É um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou “estranhos”.
As formas mais comuns de preconceito são: racial, social e sexual.
Racismo: é um preconceito contra um grupo racial, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito.
Um grupo social dominante, seja em aspectos econômicos, sente a necessidade de se distanciar de outros grupos, que por razões históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à superioridade ou de iniqüidade.
Muitas vezes o racismo é conseqüência de uma educação familiar racista e discriminatória.
Quando tudo começou...
Quando os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente Negro e as Américas, encontraram justificações para impor aos povos colonizadores as suas leis e formas de viver. Uma dessas justificações foi a idéia errônea de que os negros e os índios eram raças inferiores e passaram a aplicar a discriminação com base racial nas suas colônias, para assegurar determinados “direitos” aos colonos europeus. Àqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio.
O que diz a genética
A separação racial torna-se completamente irracional em função das composições raciais, das miscigenações, recomposições e padronizações em nível de espécie que houve desde o início da caminhada da humanidade sobre o planeta.
De acordo com Guido Barbujani, um dos maiores geneticistas contemporâneos,
A palavra raça não identifica nenhuma realidade biológica reconhecível no DNA de nossa espécie, e que portanto não há nada de inevitável ou genético nas identidades étnicas e culturais, tais como as conhecemos hoje em dia. Sobre isso, a ciência tem idéias bem claras.


A genética demonstra que a variabilidade humana quanto às combinações raciais pode ser imensa. Mas as diferentes adaptações ocorridas a nível racial não alteram sua estrutura quanto espécie.
Alunos do 7º Ano B da Professora Ronei

Atividade com os alunos:
- Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação.
Identificar exemplos de atividades preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar.
- Reconhecer prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio social.

Para este estudo será utilizado fichas contendo informações relacionadas aos temas, Preconceito e Discriminação, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. O professor, neste momento,também poderá mediar.

Sugestão de afirmações relativas ao tema preconceito:
É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.

Refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro, baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniões que resistem à mudanças mesmo face a novas informações”.

De modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, ‘todas as mulheres loiras são burras’, ‘toda mulher dirige mal’...”.

Refere-se a não aceitação das diferenças”.
Observação de características comuns a um grupo de forma agressiva ou discriminatória”.

Sugestão de afirmações relativa ao tema Discriminação:
Significa fazer distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo, cor, estado civil, religião, doença, aparência ou por ser a pessoa portadora de algum tipo de deficiência”.


Diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um negro é recusado um emprego disponível para um branco”.

Refere-se ao não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes”.

Pode ser provocada e motivada pelo preconceito”.

Para ambos os termos:
A forma como as sociedades foram se formando e se estruturando contribuíram para a sua criação e manutenção”.

Pode ser provocado por indivíduos e por instituições”.

Pode ter caráter positivo ou negativo”.

Para ampliar as discussões acerca das diferenças entre os dois termos e sobre exemplos relacionados, sugiro assistir o vídeo:  

Após assistir o vídeo, fazer comentários, ressaltando as novas informações que ampliam o entendimento da temática.
Na sequência os alunos deverão retomar a classificação das fichas, podendo realizar modificações a partir da compreensão tratadas no vídeo . Após deverão fazer registro do trabalho em seus cadernos.

Este trabalho foi organizado baseado nos textos da Wikepedia e Portal do Professor, conforme URL abaixo, todos os acessos foram feitos na última semana de setembro de 2012.




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