É
um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma
atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições
consideradas diferentes ou “estranhos”.
As
formas mais comuns de preconceito são: racial, social e sexual.
Racismo:
é um preconceito contra um grupo racial, geralmente diferente
daquele a que pertence o sujeito.
Um
grupo social dominante, seja em aspectos econômicos, sente a
necessidade de se distanciar de outros grupos, que por razões
históricas, possui tradições ou comportamentos diferentes. A
partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro
grupo, que pode ser relacionado à superioridade ou de iniqüidade.
Muitas
vezes o racismo é conseqüência de uma educação familiar racista
e discriminatória.
Quando
tudo começou...
Quando
os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente
Negro e as Américas, encontraram justificações para impor aos
povos colonizadores as suas leis e formas de viver. Uma dessas
justificações foi a idéia errônea de que os negros e os índios
eram raças inferiores e passaram a aplicar a discriminação com
base racial nas suas colônias, para assegurar determinados
“direitos” aos colonos europeus. Àqueles que não se submetiam
era aplicado o genocídio.
O
que diz a genética
A
separação racial torna-se completamente irracional em função das
composições raciais, das miscigenações, recomposições e
padronizações em nível de espécie que houve desde o início da
caminhada da humanidade sobre o planeta.
De
acordo com Guido Barbujani, um dos maiores geneticistas
contemporâneos,
A
palavra raça não identifica nenhuma realidade biológica
reconhecível no DNA de nossa espécie, e que portanto não há nada
de inevitável ou genético nas identidades étnicas e culturais,
tais como as conhecemos hoje em dia. Sobre isso, a ciência tem
idéias bem claras.
A
genética demonstra que a variabilidade humana quanto às combinações
raciais pode ser imensa. Mas as diferentes adaptações ocorridas a
nível racial não alteram sua estrutura quanto espécie.
Atividade
com os alunos:
-
Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação.
Identificar
exemplos de atividades preconceituosas e discriminatórias no
contexto escolar.
-
Reconhecer prejuízos que as condutas preconceituosas e
discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio social.
Para
este estudo será utilizado fichas contendo informações
relacionadas aos temas, Preconceito
e Discriminação,
misturadas
aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha
recebida e, com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta
ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao
mesmo tempo, justificando-as. O professor, neste momento,também
poderá mediar.
Sugestão
de afirmações relativas ao tema preconceito:
“É
um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma
atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições
consideradas diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são
relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.
“Refere-se
a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de
outro, baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniões
que resistem à mudanças mesmo face a novas informações”.
“De
modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização
superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são
arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, ‘todas as
mulheres loiras são burras’, ‘toda mulher dirige mal’...”.
“Refere-se
a não aceitação das diferenças”.
“Observação
de características comuns a um grupo de forma agressiva ou
discriminatória”.
Sugestão
de afirmações relativa ao tema Discriminação:
“Significa
fazer distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo, cor,
estado civil, religião, doença, aparência ou por ser a pessoa
portadora de algum tipo de deficiência”.
“Diz
respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode
detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo
oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um
negro é recusado um emprego disponível para um branco”.
“Refere-se
ao não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou
excludentes”.
“Pode
ser provocada e motivada pelo preconceito”.
Para
ambos os termos:
“A
forma como as sociedades foram se formando e se estruturando
contribuíram para a sua criação e manutenção”.
“Pode
ser provocado por indivíduos e por instituições”.
“Pode
ter caráter positivo ou negativo”.
Para
ampliar as discussões acerca das diferenças entre os dois termos e
sobre exemplos relacionados, sugiro assistir o vídeo:
Após
assistir o vídeo, fazer comentários, ressaltando as novas
informações que ampliam o entendimento da temática.
Na
sequência os alunos deverão retomar a classificação das fichas,
podendo realizar modificações a partir da compreensão tratadas no
vídeo . Após deverão fazer registro do trabalho em seus cadernos.
Este
trabalho foi organizado baseado nos textos da Wikepedia e Portal do
Professor, conforme URL abaixo, todos os acessos foram feitos na
última semana de setembro de 2012.
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